Promover ações de treinamento (capacitação e formação) utilizando o Açude Santo Anastácio (ASA) como área prática para ensino e pesquisa em recursos hídricos e áreas afins.
Justificativa e Contextualização
Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos:
Desafio, especialmente em vista das mudanças climáticas. Necessidade de formar profissionais capacitados. Fomento à construção dos pilares necessários à recuperação ambiental da área do ASA
ODS 6 (Água e Saneamento):
Diretamente relacionado ao atendimento das metas da ODS 6 . Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Alinhado aos objetivos de aprendizagem para a consecução desta ODS (UNESCO, 2017).
Mudanças Climáticas:
Região particularmente vulnerável aos impactos das mudanças climáticas, incluindo a redução da disponibilidade de água. Possibilidade de projetos de extensão que capacitem e eduquem sobre a gestão da água e a adaptação e mitigação dos impactos.
Abordagem interdisciplinar e prática, fundamentada em principios de educação ambiental e gestão sustentável dos recursos hídricos
Pilares do Projeto
Formação de Profissionais:
Treinamento prático e capacitação para estudantes e profissionais, preparando-os para enfrentar os desafios da gestão hídrica.
Educação e Conscientização:
Promover a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos hídricos entre a comunidade acadêmica e local.
Sustentabilidade e Inovação:
Fomentar a pesquisa aplicada e a inovação em práticas sustentáveis de gestão hídrica
A implementação poderá ser uma resposta, eficaz e fundamentada, aos desafios identificados. Utilizando o ASA como um recurso educacional e de pesquisa, o projeto alinha-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e a conscientização da sociedade sobre a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos.
Inscreva-se na nossa newsletter
Inscreva-se para receber as últimas novidades do CEPAS