Na última quinta-feira (20), o Comitê da Bacia do Coreaú realizou a 70ª Reunião Ordinária, na Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância, no município de Sobral (CE). As pautas previstas para o evento incluíam a aprovação do Plano de Gestão Proativa de Secas do Hidrossistema Angicos

O planejamento é o pioneiro da região, que congrega tanto a bacia drenada pelo Rio Coreaú e seus afluentes, como também o conjunto de bacias independentes e em seu entorno. A bacia atendida por este plano aprovado é composta por 24 municípios cearenses e é usada para abastecimento humano de comunidades locais. Sua capacidade estende-se ao acúmulo de quase 300 milhões de metros cúbicos (m³) de águas superficiais.


Municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Coreaú

Plano de Gestão Proativa de Secas do Hidrossistema Angicos

Íris Araújo, doutora em Antropologia Social e professora da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), abordou as fases de construção do documento. A ideia do planejamento é criar, a curto prazo, instrumentos para diminuir os impactos da seca, por meio do levantamento de demandas e ofertas existentes em cada contexto regional.

Durante reuniões com os usuários do açude, quatro cenários de situação foram definidos como parâmetros para a liberação de água: normal, alerta, seca e seca severa. Especificamente, são voltados para as seguintes indicações:

“Esse é um açude estratégico, que tem mostrado, ao longo dos anos, problemas com abastecimento de cinco municípios e comunidades difusas. O Plano é fundamental para garantir o acesso à água para essas populações em períodos de estiagem”

O Programa Cientista Chefe: Recursos Hídricos é uma iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH).

O projeto Planos de Gestão Proativa de Secas em Hidrossistemas é uma das ações do Programa Cientista Chefe: Recursos Hídricos e é desenvolvido por meio da colaboração entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Originalmente em: https://portal.cogerh.com.br/comite-do-coreau-aprova-1o-plano-de-secas-da-regiao-para-acude-angicos/