Objetivos específicos
Os objetivos específicos deste projeto são:
OE1: Prover os órgãos gestores de estratégias metodológicas para o desenvolvimento de planos operacionais de seca.
OE2: Prover planos de ações com embasamento técnico e científico para os hidrossistemas, servindo como instrumento de adaptação aos extremos climáticos de seca.
Justificativa e benefícios
Os beneficiários diretos deste projeto são os atores sociais conectados aos hidrossistemas e vales analisados, pois os estudos e ações a serem desenvolvidos no âmbito desta pesquisa proporcionam o aumento da segurança hídrica para o abastecimento urbano, para os usos econômicos e para os usos ecossistêmicos da água.
Os beneficiários do planejamento proativo de secas são todos os usos da água dos hidrossistemas e vales e sua população, pois terão a identificação de soluções relativas à infraestrutura hídrica e medidas de conservação de água, assim como mecanismo de promoção do uso da água eficiente economicamente e socialmente justo.
É também beneficiário deste estudo o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará, no sentido de sedimentar práticas de gestão proativa de secas, como política pública, rompendo com a gestão de crise que marca a história da gestão de recursos hídricos no país.