A obra é fruto de uma experiência coletiva de pesquisadores e técnicos  das searas de conhecimento da engenharia  e ciências sociais 

No último dia 06 de maio, ocorreu o lançamento do livro “Economia Política das Águas no Ceará: alocação, conflitos, participação”, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. A obra é resultado do projeto ALOCAR: Gerenciamento de risco, alocação e operação do sistema de recursos hídricos, uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Programa Cientista Chefe: Recursos Hídricos, com financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e parceria da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH).

A publicação da obra também integra uma iniciativa do Colégio de Estudos Avançados (CEA-UFC), voltado à produção de conhecimento transdisciplinar, e do Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (CEPAS-UFC). Este último é referência em inovação e sustentabilidade hídrica e gerencia diferentes projetos para servirem de base à gestão pública dos recursos hídricos no Estado. 

Com uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, o livro reúne contribuições de autores das áreas de engenharia (hidrologia) e ciências sociais (sociologia, ciência política e antropologia). O objetivo é refletir sobre os desafios e os caminhos para uma gestão mais equitativa da água no semiárido cearense. O lançamento contou com a presença dos organizadores da obra, autores, pesquisadores e público interessado no tema. 

O professor Assis Filho, Cientista Chefe de Recursos Hídricos do Ceará e um dos pesquisadores envolvidos, esclarece sobre a aglutinação dos diferentes saberes na obra: “As questões sociais mais relevantes não são questões setoriais, não são questões de uma única disciplina; elas precisam de uma abordagem transdisciplinar.” Sobre o produto final, o especialista pontua que “foi produzido um conhecimento prático, que influencia uma política única de extrema relevância no Ceará, que é a política de águas.”

O professor Jawdat Abu-El-Haj, pesquisador de políticas públicas, aborda sobre seu interesse e desenvolvimento na pesquisa. “Eu queria entender, de fato, como nasceu o modelo do Ceará e como ele se diferenciou do modelo nacional. Então, o meu trabalho, basicamente, analisa a evolução histórica, os principais atores políticos e gerenciais que estruturaram o modelo do Ceará, que é um modelo peculiar no cenário político e institucional brasileiro”.

Para o professor César Barreira, “a água é um bem preciosíssimo e super importante para o Estado do Ceará”. Ele destacou a amenização das consequências da seca mediante os trabalhos produzidos em função da política de recursos hídricos. “Nesse problema, a política de recursos hídricos já deu um novo formato a esse impacto. Então, é interessante, porque esse livro abre essas possibilidades para nós.”

Como parte da divulgação, o CEA lançou o primeiro episódio do podcast PodCEA, com entrevistas exclusivas com os organizadores e autores do livro (confira em: https://www.youtube.com/watch?v=YjcEBKirW_c). A professora Irlys Barreira fala sobre o processo de alinhamento das ideias, que partem de duas searas do conhecimento no mesmo contexto. “Lidou com a diferenciação, lidou com o material humano, lidou com a ideia de opção, você tem a noção de conflito, cultura e valores. Então o objeto é simultaneamente hídrico e sociológico”.

A pesquisadora Sandra Aquino destacou que o trabalho de campo sobre a execução da pesquisa também foi realizado no período da pandemia da COVID-19 (2020-2023), o que afetou as atividades de campo. Demandando adaptação de diferentes técnicas e formatos, as atividades puderam se reinventar para dar continuidade ao projeto. “A água dilui fronteiras entre saberes e este livro é resultado dessa conexão. Ao final, conseguimos organizar o livro a partir das reflexões que diferentes profissionais fizeram no âmbito do projeto ALOCAR, que permanece, que continua.”

A obra estará disponível em formato digital nos sites das instituições envolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPT_BR