Realizado no município cearense de Sobral, encontro reuniu parcerias e contou com importantes aprovações para o cenário hídrico da região

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú realizou nesta quarta-feira (26) a sua 76ª Reunião Ordinária com apoio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), em Sobral. Na ocasião, projetos voltados para operações dos recursos hídricos foram aprovados, na intenção de agregar ações a serem realizadas na região. O “Seca em Jogo” foi uma das admissões.
O “Seca em Jogo” é um projeto cearense desenvolvido no âmbito do Programa Cientista Chefe: Recursos Hídricos, iniciativa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O jogo é fruto de um esforço conjunto entre o Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (CEPAS) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), contando ainda com o apoio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), do governo francês.

Os projetos aprovados serão realizados com recursos do Procomitês, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas. O programa é vinculado à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Seu principal objetivo é aprimorar a atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas e sua consolidação como espaços efetivos de formulação da política de recursos hídricos.
O “Seca em Jogo” entra na lista de outras iniciativas aprovadas com recursos do Procomitês. A ideia pontuada na 76ª Reunião Ordinária é adquirir exemplares do jogo, para estimular discussões sobre o uso sustentável da água. Além do jogo, também foram discutidos:
- Publicação de um livro sobre o Comitê de Bacia do Acaraú, baseado nos relatos de seus integrantes;
- Custeio para participação no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos;
- Compra de passagens para representantes indígenas Tremembés apresentarem sua demanda de água para produção de alimentos ao governo federal.
Originalmente em: https://portal.cogerh.com.br/comite-do-acarau-aprova-projetos-e-define-operacao-hidrica-para-o-primeiro-semestre/