
Publicada na revista Journal of Hydrology, ferramenta sócio-hidrológica aumenta a participação da sociedade na elaboração de planos para a gestão de secas
Desenvolvido por pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em parceria com o CEPAS, o projeto “Seca em Jogo” ganhou destaque na revista internacional Journal of Hydrology, no mês de junho. O objetivo do jogo é aumentar a participação de forma eficaz e equilibrada entre os atores sociais envolvidos na elaboração dos planos de gestão de secas dos hidrossistemas atendidos. O artigo está disponível, gratuitamente, até o dia dois de agosto.
O texto propõe uma ferramenta metodológica que facilita a compreensão de conceitos-chaves para a gestão de recursos hídricos na elaboração dos Planos de Gestão Proativa de Seca. A partir da aplicação do “Seca em Jogo” durante as etapas de construção dos planos, os desequilíbrios de poder e as disparidades de conhecimento entre os atores sociais são reduzidos.
O jogo permite que os participantes simulem a gestão coletiva de um reservatório de uso comum. Os recursos combinam elementos hidrológicos com aspectos sociais, como tomada de decisão, cooperação e conflitos. O objetivo é que os jogadores discutam estratégias e elaborem um plano de gestão eficiente com as cartas disponíveis.
Na vida real, o “Seca em Jogo” faz parte da etapa de cenarização dos Planos de Gestão Proativa de Seca. “Ele entra como uma estratégia de aprimoramento da participação da sociedade na construção desses planos, onde os jogadores têm o objetivo de simular o açude durante o período de seca”, explica Daniel Cid, pesquisador responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Prêmio ANA – Em 2023, o projeto foi finalista da 8ª Edição do Prêmio ANA, na categoria Educação – Ensino Superior e Pesquisa. A premiação tem o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos, e para soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico, visando ao desenvolvimento sustentável do Brasil.
Veja mais em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/conheca-os-trabalhos-finalistas-do-premio-ana-2023