
O mesmo é uma iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) que busca aproximar as universidades e a pesquisa científica da gestão pública no Ceará. Por meio desse programa, são desenvolvidas estratégias de inovação voltadas para diversas políticas públicas, como a de recursos hídricos.
A área de Recursos Hídricos é coordenada pelo professor Francisco de Assis de Souza Filho, Diretor do Centro Estratégico de Excelência em Política de Águas e Secas (CEPAS/UFC), responsável por um conjunto de projetos, estudos e ações em andamento, entre os quais os Planos de Gestão Proativa de Seca. Esses planos propõem uma mudança no modelo reativo tradicional das políticas de água diante da seca, antecipando decisões e medidas a partir da definição de gatilhos e estratégias antes que os efeitos da seca se façam sentir nos territórios.
Os planos são elaborados para diferentes escalas e finalidades, abrangendo hidrossistemas, regiões hidrográficas, vales perenizados e áreas urbanas. No caso dos planos voltados aos hidrossistemas, foi formada uma rede de pesquisadores (as) envolvendo instituições como UVA, UFCA, UNILAB, IFCE (campi Limoeiro do Norte e Quixadá) e UFC Crateús.
A coordenação dessas equipes interdisciplinares está a cargo da professora Daniele Costa da Silva, do curso de Ciências Sociais da UVA, que participa da iniciativa desde 2022. Ela lidera o grupo de estudos e pesquisas sobre águas, políticas e conflitos no Semiárido Nordestino (Nascentes). Também integra o grupo a Professora Marina Leitão Mesquita, do mesmo curso, que coordena a equipe local da UVA nos planos de hidrossistema.

Até o momento, foram elaborados 14 planos para hidrossistemas e outros 7 estão em fase de desenvolvimento. A metodologia adotada, concebida pelo Cientista Chefe, é baseada na participação social e na construção colaborativa, com destaque para o envolvimento dos colegiados da política de recursos hídricos, como Comissões Gestoras e Comitês de Bacia, e das instituições gestoras dessa política, como Cogerh e Funceme.
Originalmente em: https://www.uva.ce.gov.br/2025/05/19/voce-sabia-a-universidade-estadual-vale-do-acarau-uva-faz-parte-do-programa-cientista-chefe/